quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Estatuto do idoso

Estatuto do idoso, Lei 10.741/03, finalmente depois de tantos anos de luta conseguiram que respeitassem os idosos. No estatuto fala-se dos deveres dos filhos, para com os pais, na ausencia destes, irmãos, netos e por ai vai... Eu li em algumas revistas sobre o assunto e de vez em quando, meu marido tira algumas dúvidas , já tirou sobre este e outros temas, pois trabalhando direto com o público, vejo e passo por algumas situações inusitadas. Concordo que haja respeito, prioridades em várias áreas para a melhor idade, aliás tenho mãe, infelizmente não mas pai e quero passar por essa, " melhor idade". Mas vou contar um fato que foi bem recente, pois já pressenciei vários. Ontem aconteceu um que realmente fiquei de queixo caido, e olha que é coisa dificil de acontecer. Entrei na loja, cumprimentei quem lá estava, e comecei a fazer algumas tarefas que como de costume faço, quando chego. Tinha uma senhora de uns 70 anos creio eu, acompanhada de uma adolescente e de uma mulher , com mais de 40 anos. Para começar essa senhora com mais idade, falava alto, fazia perguntas a vendedora e ao mesmo tempo, ignorava suas respostas. Depois de ter visto coisas, que eu simplesmente, tentei fingir não entender, como por exemplo: " nossa esse é horrivel! Mas não tem a cor tal! Separa isso, mais isso e mais aquilo! " Já por final eu disse algumas palavras, lógico para tentar levar a situação para outro caminho, com todo jeito e educação. Não dava para assistir tal ignorancia e falta de respeito, sem tentar ao menos, amenizar o sofrimento da vendedora. Por fim, ela resolveu levar uma peça, a de menor preço, até ai tudo bem! Ela abre a bolsa e então começa a procurar algo a falar alto, pega o celular e liga para filha, pergunta pelo cartão e após desligar o celular, vira-se para a vendedora, isso sem olhar sequer para ela e diz: "espera que vou no carro." Demorou, demorou, nesse meio tempo, tive que sair, mas estava por perto. Quando voltei, elas me contaram, "nossa aquela senhora deu um show! Disse que nós, éramos negativas e tal " mais levou a bendita mercadoria e ainda saiu resmungando, como se as atendentes tivessem culpa dela ter deixado o seu cartão em uma outra loja. Agora voces vejam, se tem razão de ser uma coisas dessas, querer culpar os outros pelo seu esquecimento, falar que as meninas estavam "pesadas"! Não, não é pesadas de gordas, ela disse no sentido de carregadas, com encosto sei lá o que? Tudo isso, pensei eu! Deve ser o calor, mais na loja estava uma delicia de clima, fresquinho, fresquinho! Bom se eu estivesse na loja, com certeza eu teria que me envolver, pois acho que se voce quer respeito, tem o dever e obrigação de respeitar os outros não é? Mas no final, acabamos fazendo até um debate sobre o assunto. E vou contar uma coisa para voces, escutei cada situação! Inclusive passada, por duas jovens de mais ou menos 25 e 30 anos que estavam na loja e assistiram uma parte do fato, até as vendedoras, contaram situações vivenciadas e presenciadas por elas, em onibus, bancos, como eu tambem já assisti e até participei de algumas involuntariamente, pergunto! Porque este nervoso? Essa preça? Gente é realmente a "melhor idade". Conheço senhoras de 80 anos, que viajam em excursões, vão à bailes dançantes, aproveitam! Tem algumas que nem situação financeira boa tem, mas estão sempre com ótimo astral e o que eu mais gosto! Contam fatos interessantes de suas vidas, nos ensinam coisas que realmente, fazem a gente pensar em ser uma pessoa melhor e tentar entender certas atitudes do ser humano e situações que passamos no dia a dia. Tem uma que conheço, que toda vez que a vejo, sempre bato na mesma tecla, a senhora tem que escrever um livro, tem muito para ensinar, então ela dá um sorriso bem gostoso e diz: Não! Eu quero é aprender muita coisa ainda! É O MÁXIMO NÃO É! Um bom final de quarta-feira para todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar ler seu comentário!